CNIS INSS como consultar

O CNIS INSS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um sistema onde o trabalhador pode verificar os dados que o empregador envia para o cadastro do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). No sistema também é possível encontrar informações sobre empregos, salários e informações cadastrais do empregado.

Uma das grandes vantagens do sistema diz respeito à possibilidade de checar se todas as contribuições do empregado, realizadas pelo empregador, foram devidamente recolhidas junto ao governo. De modo a serem usadas no futuro, na hora da aposentadoria.

Veja também:

O CNIS obtém a maioria de suas informações por meio do Guia de Recolhimento do FGTS e Informação à Previdência Social. Ele mantém em sua base informações de contribuintes individuais (empresários), servidores públicos, trabalhadores empregados e quem possua um NIT – PIS/PASEP. No caso dos contribuintes, é necessário que tenham sido informados seus dados previdenciários ou sociais ao governo desde 1973. Já para os empregados, eles devem ter sido informados de 1971 em diante.

A base de fontes do CNIS inclui: RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), Cadastro de Contribuintes Individuais, e PIS (Programa de Integração Social) / PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

CNIS INSS

 Qual a importância do CNIS INSS?

O CNIS INSS é um banco de informações do governo. Nele a previdência social guarda dados recebidos de contribuintes individuais e empregadores. Também armazena informações provenientes do Ministério do Trabalho e Emprego, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, da própria Previdência Social e da Receita Federal.

Por meio dele, o trabalhador pode ter reconhecido de forma automática os seus direitos previdenciários. Isso porque é possível usar informações relacionadas a contribuições, vínculos, remunerações, tempo etc. de modo a comprovar filiação à Previdência Social.

CNIS INSS como consultar

Se você está interessado no Cadastro Nacional de Informações Sociais e quer obter o extrato relacionado a ele, você poderá acessar o site oficial dele na página do INSS. Consultar por este link.

Para acessar o sistema, basta efetuar o login com seu número PIS/PASEP e usar sua senha. Para se cadastrar, acesse o link.

Se preferir, é só ir até uma das Agências da Previdência Social munido de seus documentos pessoais para se informar.

É muito importante que o trabalhador verifique o sistema do CNIS para checar se suas informações estão todas corretas. Caso encontre erros, divergências ou queira realizar atualizações, ele pode acessar o site do Ministério do Trabalho e Previdência Social para agendar atendimento ou ligar para o número 135.

Dessa forma, o trabalhador poderá se proteger caso na hora da aposentadoria descubra alguma irregularidade, como empregador que não fez recolhimento das contribuições. Dados incorretos como salários menores do que o recebido também poderão ser corrigidos a tempo, já que eles poderão impactar negativamente na remuneração da aposentadoria.

Ter o seu CNIS corretamente atualizado pode lhe garantir mais segurança no futuro, além de permitir que você acompanhe como anda a sua situação junto à previdência social.

CNIS INSS como consultar
4.8 (95%) 4 votes
11 Responses to “CNIS INSS como consultar”
  1. Berenice santos deoliveira
  2. FRANCISCA MARIA SOARES OLIVEIRA
  3. Josias Moura da Costa Gomes Filho
  4. João Carlos Gabardo
  5. francisco araujo costa
  6. Martha Rejane de Sousa Leite
  7. Josielma Célia Monteiro Costa
    • Madson Expedito

Deixe uma resposta