Desconto INSS

Desconto INSS: quanto é descontado do salário – Quando se fala em desconto INSS existem sempre duas possibilidades que precisam ser analisada.

  1. A primeira é a quantidade de descontos que você tem no seu salário para manter a sua contribuição para o INSS e conseguir se aposentar.
  2. O segundo tipo de desconto INSS é quando já aposentado, existem descontos no seu benefício.

Veja também:

Vamos falar mais sobre o desconto INSS, a diferença entre os dois casos e como você pode se informar para que esse tipo de coisa não aconteça indevidamente com você.

Desconto INSS: entenda os dois tipos principais

O desconto INSS é, em suma, os valores que são descontados no seu salário de forma compulsória, para começar a compor a sua aposentadoria pública. Dessa forma, o desconto INSS é regido por uma tabela, que determina a porcentagem do seu desconto, de acordo com o seu salário.

Tabela desconto INSS

Esse desconto, de acordo com as regras atuais, não passa de 11%, mas com as modificações que podem ser aprovadas na reforma da previdência, existe sempre a possibilidade de isto ser alterado. Por isso é extremamente importante você se manter informado sobre as mudanças que podem ocorrer sobre o desconto INSS.

Desconto INSS

O segundo tipo de desconto do INSS existente é quando um aposentado ou pensionista usa o crédito consignado, que é descontado diretamente no seu benefício. É importante ter em mente quando for fazer seu crédito consignado que esse desconto do INSS será automático, então você terá de conviver com ele o tempo que as parcelas durarem.

Quais são os cuidados a ser ter com o desconto INSS?

Tanto um tipo quando o outro de desconto do INSS precisa ser analisado com cuidado, já que de toda a forma é dinheiro sendo descontado da sua conta. Dessa forma ou de outra, é importante tomar essas medidas de segurança par evitar perdas desnecessárias:

Sempre cheque a tabela INSS, e calcule se o valor de desconto na sua folha de pagamento está correto. Se tiver qualquer irregularidade, procure seu RH ou ainda o ministério do trabalho.

Descontos INSS e empréstimos 

No caso dos empréstimos consignados, é necessário um pouco mais de cuidados, pois é sempre possível que, com os números de documentação do aposentado é possível pedir empréstimos indevidamente. Nesse caso, manter seus documentos em sigilo e sem acreditar e desconhecidos é a principal preocupação para não gerar desconto do INSS indevidos.

Conclusão

Com todas essas informações em mãos, o importante é sempre estar alerta a qualquer mudança que possa acontecer na previdência com a reforma previdenciária, que provavelmente ocorrerá em 2017.

Desconto INSS
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta