INSS Dataprev: Extrato de Pagamentos INSS

Nada como a modernidade para simplificar a vida da gente, não é verdade? Até pouco tempo, antes da ascensão da internet no Brasil, éramos obrigados a enfrentar longas filas e a perder um bom tempo aguardando atendimento para resolver simples problemas do dia.

Hoje em dia, é possível emitir segunda via de contas, solicitar ou agendar serviços e até mesmo realizar transações bancárias, sem a necessidade de sair de casa. Tudo graças a evolução da internet.

Mesmo com toda a oferta de serviços via internet, muita gente ainda enfrenta as temíveis filas do INSS para requerer seus benefícios assegurados por lei. Felizmente, para a maioria dos fins, não é mais necessário comparecer ao INSS Dataprev para fazer requisições.

Tudo isso porque recentemente o INSS passou por algumas mudanças visando minimizar sua burocracia funcional e as intermináveis filas. Daí então surgiram duas novidades: O agendamento de serviços por telefone e a criação de ferramentas online que possibilitam a solicitação de alguns serviços via internet.

INSS Dataprev

A modernização dos serviços do INSS ficou a cargo da Dataprev, empresa pública, fundada em 1974 e vinculada ao Ministério da Previdência Social. A empresa é uma das maiores do ramo tecnológico no País e é a responsável pela gestão da base de dados sociais brasileira.

Entre as 17 ferramentas desenvolvidas, estão ferramentas de agendamento de atendimento no INSS Dataprev, emissão de Guias da Previdência Social (GPS) e a consulta de extratos.

INSS Dataprev

INSS dataprev GPS

Entre os serviços mais buscados por quem acessa o site da Previdência Social, estão os serviços relacionados a consulta e emissão de GPS.

GPS é a sigla para Guia da Previdência Social e é o principal documento utilizado no Brasil para a concessão de aposentadorias para autônomos e profissionais liberais.

É possível emitir a Guia da Previdência Social através da internet através de duas ferramentas disponíveis no site. Uma é voltada para consulta de GPS para pessoas físicas, essa ferramenta pode ser acessada aqui.

Opcionalmente, há também uma versão da ferramenta para pessoas jurídicas, que pode ser acessada aqui.

Veja também:

INSS dataprev – consulta extratos de pagamentos

Um outro serviço bem interessante disponível também no site da Previdência, é a consulta ao extrato de contribuições.

Assim como a ferramenta para emissão da GPS, também existem duas versões da ferramenta de consulta ao extrato de pagamento

A primeira é voltada para pessoas físicas e pode ser acessada aqui.

Na tela que aparece, basta informar o número do benefício que se deseja consultar, a data de nascimento, e o nome e o CPF do beneficiário. Em seguida, informe o código verificador e clique em “Visualizar” para ter acesso ao extrato.

Já para pessoas jurídicas, a ferramenta, que pode ser acessada aqui, é um pouco diferente.

Na página, deve-se primeiramente selecionar o tipo de documento que deseja se utilizar na consulta. É possível tanto usar o CNPJ da empresa quanto o CEI (Cadastro Específico do INSS).

O sistema solicitará também o identificador, a competência e a senha. Em seguida é só preencher o código verificador e clicar em “Consulta”.

INSS Dataprev: Extrato de Pagamentos INSS
Se gostou, vote!
3 Responses to “INSS Dataprev: Extrato de Pagamentos INSS”
  1. Américo Kazushiro Toyota
  2. Anervaldo Souta Silva
  3. Iracema Menegasso Freitas da Silva

Deixe uma resposta