Reforma da previdência social: um resumo explicativo

A reforma da previdência social é um assunto de extrema importância para as pessoas, que precisam de seguridade social para quando a terceira idade chegar. Ter um plano de aposentadoria público é uma das nossas maiores vantagens como país, mas esse sistema está em risco.

Veja também:

Exatamente por isso, e por que a grande maioria das informações encontradas acaba tendo um viés ideológico um pouco exagerado, tanto dos partidários quanto dos contrários do governo atual, que iremosapresentar um resumo explicativo do que realmente será a reforma da previdência.

Com esse resumo pretendemos sintetizar os principais pontos de mudança das regras da aposentadoria e mostrar como você vai precisar mudar seu planejamento caso as regras realmente passem a valer. Além de outros detalhes como as classes não afetadas.

O que é a reforma da previdência social e porque ela se faz necessária?

A Reforma da previdência é uma série de medidas para a melhoria do sistema de previdência pública nacional. O INSS acumula prejuízos consideráveis com o pagamento de pensões, benefícios e aposentadorias, e por isso mesmo precisa modificar suas regras para tentar estancar a sangria.

Em números, fala-se de algo próximo de 3% do produto interno bruto Brasileiro, que são todas as riquezas que produzimos no país.  Com essa taxa de rombo na previdência, se faz necessário tentar mudar a situação antes da falência total do sistema.

Junte a maior longevidade do brasileiro com menos jovens ativos trabalhando e descobre-se que o Brasil, não diferente dos países europeus, tem um problema crônico de falta de jovens trabalhando para sustentar a previdência.

A decisão escolhida pelo governo para melhorar esta situação foi aumentar a quantidade de tempo mínimo para a aposentadoria e outras modificações. Ao mesmo tempo, muitos dos planos de carreira pública, como militares, os 3 poderes e outros funcionário não tiveram sua aposentadoria alterada.

Quais são os pontos principais da reforma da previdência social?

A reforma da previdência social muda uma série de coisas, e nós vamos enumerar as principais para que você saiba do que se trata:

  • Mudança na idade mínima para se aposentar: agora, para se aposentar, o homem precisa ter ao menos 65 anos e a mulher, 62.Antes não havia essa restrição, bastando cumprir os anos de contribuição. Isso serve para evitar mais aposentadorias precoces e longos anos pagando benefícios.
  • Tempo de contribuição: de 15 para 25 anos no mínimo, para ambos os sexos. É importante compreender que com isso a aposentadoria de quem começou a contribuir mais tarde na vida vai demorar mais a sair, e isto pode se tornar um problema.
  • Fim da regra 85/95:um calculo usado para se aposentar mais cedo ou garantir melhores aposentadorias, ele será totalmente abolido, apesar de já estar previsto para durar até 2026 apenas. Isso aconteceu porque com este cálculo, aposentadorias mais precoces também poderiam ser pedidas.

O fim dessa fórmula, apesar de deixar tudo mais fácil de ser compreendido para as pessoas, ainda faz com que as pessoas percam benefícios e se aposentem apenas mais tarde em suas carreiras.

  • Regras de transição: coerentemente, existem regras de transição para quem já está para se aposentar, que são explicadasmais detalhadamente aqui. Estas regras visam evitar um “pedido de aposentadoria em massa” antes das mudanças das regras, além de facilitar muito na aprovação destas reformas.
  • Os regimes especiais de aposentadoria, como professores e policiais federais têm mudanças específicas. Já militares e outros cargos públicos não terão mudanças.
  • Os cargos legislativos sofrerão mudançasa partir do próximo mandato, ao contrário do que se acreditava inicialmente.
  • Os trabalhadores rurais tem seu próprio regime de aposentadoria, que agora será modificado levemente para ficar mais próximo do urbano. A idade mínima para a mulher se aposentar é de 57 anos e do homem, 60.Eles terão de recolher uma contribuição previdenciária para se aposentar, o que não acontecia antes.

Esses são os principais pontos da reforma da previdência social resumidos para que você entenda como ela vai te afetar. Se você sentir falta de alguma informação, mande para a gente!

Reforma da previdência social: um resumo explicativo
Se gostou, vote!

Deixe uma resposta